Porquê uma análise EVM ?
No seu núcleo fundamental a análise de Gestão do Valor Agregado (EVM – Earned Value Management na literatura anglo-saxónica) é um método de verificação de performance em termos de custo e programação (schedule) bem como de desempenho técnico.
Para o gestor de projectos, um dos benefícios relevantes de uma análise EVM é a possibilidade de reportar para uma data de estado (status date) , o facto de um projecto estar ou não em risco.
Outro benefício da EVM é a sua objectividade. Através do EVM mede-se a performance comparada com uma Linha de Base (Baseline) original, em termos de programação (schedule) e orçamento.
Os índices de performance em EVM permitem uma comparação entre projectos mesmo quando os seus orçamentos e programações são muito diferentes.
Efectivamente, podemos comparar tanto um projecto com uma duração de 6 meses como de 6 anos nos mesmos termos. O facto de se tratar de um conjunto de medidas universal permite ajudar a tornar o projecto visível a todos os níveis dos stakeholders (ou seja, visível e transparente para todas as entidades com interesses no projecto).
(Continua ...) Nos próximos posts a descrição detalhada de cada uma das siglas (variáveis) e o calculo passo-a-passo dos índices de Gestão do Valor Agregado !
(Continua ...) Nos próximos posts a descrição detalhada de cada uma das siglas (variáveis) e o calculo passo-a-passo dos índices de Gestão do Valor Agregado !
Francisco Lavrador Pires
Acrónimos :
EVM – Earned Value Management
Nota 1 : O PMI (Project Management Institut) já usou o termo EVA de Earned Value Analysis, mas actualmente substituiu todas as referências por EVM (Earned Value Management), dado que EVA pode ser confundido com EVA®, referência a Economic Value-added, uma metodologia patenteada pela consultora Stern Stuart.
Nota 1 : O PMI (Project Management Institut) já usou o termo EVA de Earned Value Analysis, mas actualmente substituiu todas as referências por EVM (Earned Value Management), dado que EVA pode ser confundido com EVA®, referência a Economic Value-added, uma metodologia patenteada pela consultora Stern Stuart.