sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Gestão de Projectos : Os "Indicadores de Base" da Gestão do Valor Agregado ( EVM )


A Metodologia de Gestão do Valor Agregado (EVM - Earned Valeu Management) começa por estabelecer os indicadores de base e as definições essenciais que formam as variáveis em análise e respectivas e fórmulas de calculo. Por serem muito utilizadas siglas em inglês vamos mantê-las.

1 - VALOR PLANEADO (VP) :

Outras Designações : PV - Planned Value também designado por BCWS - Budgeted Cost of Work Scheduled
Em Português : COTA ou Custo Orçamentado do Trabalho Agendado : é o custo planeado do projecto e que forma a Linha de Base (Baseline) uma referência ou ponto de partida, normalmente usado como o custo definido para o projecto. No gráfico está representado pela linha preta.
Mas este valor planeado é essencialmente uma estimativa específica de tempo. O que foi planeado para ser gasto até uma dada altura (Status Date) , se o Schedule ( a programação) estivesse correcta.

2 - VALOR CONSEGUIDO (AGREGADO)

Outras Designações : EV - Earned Value ou BCWP - Budgeted Cost of Work Performed
Em Português : COTR - Custo Orçamentado do Trabalho Realizado. É o custo planeado do projecto do trabalho realizado até ao momento da análise (Status Date). No Gráfico está representado pela linha Azul. Como o valor actual da linha azul está abaixo da linha preta, o projecto está atrasado.

Esta é uma estimativa específica de tarefa ( task-specific) . O que foi planeado para ser gasto nas tarefas completadas até este momento .


3 - CUSTO ACTUAL

Outras Designações : AC - Actual Cost também designado por ACWP - Actual Cost of Work Performed

Em Português : CRTR - Custo Real do Trabalho Realizado : é o custo efectivamente pago (desembolsado) para o avanço actual do projecto. No Gráfico está representado pela linha vermelha.
Este indicador representa a realidade. O que gastamos efectivamente até agora ? Devemos certificar-nos de que o método para auditoria de custos é o mesmo que o utilizado para fazeros planos originais ( como por exemplo se são incluídos custos indirectos , ou somente directos ?,etc…)

Continua ... Em próximo post vamos endereçar os principais indicadores para Análise de Valor Agregado : O SPI (Schedule Performance Index) Índice de Desempenho de Programação (Agenda) e o CPI (Cost Performance Index ) o ìndice de Performance de Custos.