quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A Sociedade Orientada a Projetos – 15,7 milhões de Gestores de Projeto em 2020


Um estudo do PMI - Project Management Institut aponta para a criação de 15,7 milhões de pessoas com o perfil de gestor de projetos ( PMP - Project Management Professional )  entre 2010 e 2020. O modelo de Governance do PMI, contemplando os PMI Chapters Nacionais permite estabelecer uma organização global que promove as melhores práticas em matéria de gestão de projetos. Desde a sua formação o processo tem vindo a evoluir, e o PMBOK ( Project Management Body of Knowledge), documento de referência da GP ( Gestão de Projetos ) , já vai na sua quinta edição.
Uma sociedade em modo VICA , ou seja, em elevada (V)elocidade, (I)ncerteza, (C)omplexidade e (A)ambiguidade, necessita de introduzir mecanismos de reflexão organizacional que lhe permita manter o domínio holístico sobre a liderança de processos, tecnologias, pessoas e contextos, por forma a que o raciocinio crítico adaptativo suportado em sistemas de informação fiáveis (como por exemplo o My Team for PMP-PMO - Bettertech ) possa continuar a manter objetivos S.M.A.R.T. (1), independentemente  dos imponderáveis e relances ( glancing society) de uma sociedade que armazena 8 Zettabytes (2) de dados no final de 2015.
Em jeito de curiosidade diríamos que, só o Brasil, possui 17 PMI Chapters e a procura por gestores de projeto em 2020, segundo o PMI aponta aí para 1.364,932 , ou seja, um milhão trezentos e sessenta e quatro mil novecentos e trinta e duas pessoas com o perfil de gestor de projetos . O Brasil é ainda pioneiro na introdução de referências PMBOK na Administração Publica, sendo também o Banco do Brasil uma das mais avançadas instituições na implementação de Modelos de Maturidade para PMOs ( Project Management Offices ) , estruturas adotadas por Organizações focadas no caminho para a Excelência. Mas a tendência para a Projetização das Organizações é multi-setorial, sendo a saúde o setor que mais vai crescer até 2015. Sendo uma atividade fortemente regulada de um ponto de vista profissional, a saúde, sobretudo privada, é uma atividade de Organização-Intensiva. O PMO – Project Management Office  da Mayo Clinic (EUA) tem um horizonte de realização previsonal de 10 anos e já vai no seu sétimo ano de implementação.
Para além da noção de projeto, o crescente 4Vs : (V)olume , (V)ariação, (V)elociade e (V)alor dos Dados rapidamente faz emergir a noção de Programa ( agregação de projetos) e de Portefolio ( agregação de programas).  No âmbito e na operação dos projetos existe um mundo de atividades, tarefas, ações, atos ou eventos que agem sobre, com, e através de uma máquinas de estados e fases de estados passíveis de ser geridos através de uma Plataforma de Software orientada a macro-processos, mezo-processos e micro-processos onde o gestor exerce as suas dinâmicas CRUD ( Create, Read, Update, Delete ).
Fruto de uma sociedade dinâmica, as pessoas, empresas e instituições necessitam de manter uma reflexão persistente sobre os tempos, a sincronização de agendas dos stakeholders , custos, âmbito e qualidade em ambientes de incerteza, complexidade e ambíguidade, através de Equipas de Alto Rendimento adotando as melhores práticas de trabalho ágil (Agile Working) em relação direta com sistemas de suporte à informação e decisão de projeto ( My Team for PMP-PMO ).
A Sociedade Orientada a Projetos não é uma miragem de ficção científica , antes uma comunidade de destino com base em ciência factual que emerge e se reinventa a partir da necessidade de estabelecer sentido(s) e modelizar renovados comportamentos para as pessoas, empresas e instituições nos ambientes emergentes de Singularidade (3)  do século XXI.
Nesta caminhada , o software My Team é um parceiro , um regularizador de fluxos informacionais, um extensor de memórias e acima de tudo um facilitador de ambientes de conhecimento e relacionamento intensivo ao serviço de equipas de projeto de alto rendimento.

Francisco Lavrador Pires ( francisco.pires@bettertech.pt  )
Head of Business Process Development
Powered by Bettertech - Working Solutions for Better Results
Francisco Lavrador Pires, ( flpires@gmail.com )
Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Organizacional
1         – S.M.A.R.T. ( Specific, Measurable, Achievable, Realistic, Time )
2         – Zettabyte = 1 000 000 000 000 000 000 000 bytes ( 1 septihão de bytes ) ; ou 10^21 bytes , ou  2^70 bytes .
3         – Um momento no tempo do século XXI, em que as inovações acontecem em ondas sucessivas e intermináveis, provocando a sensação de deficit de compreensão e de desatualização/obsolescência permanente …

4         – My Team PMP-PMO : http://my-team.pt/pmp-pmo/

Nenhum comentário: